top of page
Buscar

"'Ainda Estou Aqui' será o representante oficial do Brasil na corrida pelo Oscar."

  • Foto do escritor: Aqui Agora 24hs
    Aqui Agora 24hs
  • 23 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Estrelado por Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Selton Mello, o filme chega nos cinemas brasileiros em 7 de novembro

O filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema após decisão unânime da comissão de seleção.

Estrelado por Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Selton Mello, o filme é uma adaptação de uma obra autobiográfica de Marcelo Rubens Paiva em que conta a história de sua mãe, Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva, que foi levado de casa e morto pelos militares durante a ditadura.


A obra ganhou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza e foi exibido nos festivais de Toronto e San Sebastián, além de ter sido selecionado para o Festival de Nova York.


Além de “Ainda Estou Aqui”, outras cinco produções competiam pela vaga:


“Cidade Campo”, de Juliana Rojas;

“Levante”, de Lillah Halla;

“Motel Destino”, de Karim Aïnouz;

“Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, de Haroldo Borges;

“Sem Coração”, de Nara Normande e Tião.

Em publicação da Academia Brasileira de Cinema, a presidente da Comissão de Seleção, Bárbara Paz, afirma que: “Estou orgulhosa de presidir essa comissão, que foi unânime na escolha desse grande filme sobre memória, um retrato emocionante de uma família sob a ditadura militar. Ainda Estou Aqui é uma obra-prima, sobre o olhar de uma mulher, Eunice Paiva, e com atuações sublimes das duas Fernandas. Esse é um momento histórico para nosso cinema. Não tenho dúvida que esse filme tem grandes chances de colocar o Brasil de novo entre os melhores do mundo. Nós, da indústria do audiovisual brasileiro, merecemos isso”.


A atriz Fernanda Torres, que interpreta a protagonista Eunice, tem sido elogiada por sua atuação pelos críticos de cinema, tanto que em Veneza, a atriz recebeu 10 minutos de aplausos por sua interpretação. Além disso, o jornal norte-americano The New York Times, em sua previsão de indicados às estatuetas douradas, colocou a brasileira como uma das favoritas ao Oscar de Melhor Atriz, ao lado de atrizes consagradas como Angelina Jolie, Nicole Kidman e Julianne Moore.


Logo após a nomeação oficial, “Ainda Estou Aqui” recebeu uma data de estreia. Segundo a distribuidora do filme no Brasil, a Sony Pictures, o longa-metragem chega aos cinemas brasileiros em 7 de novembro.


A lista dos pré-indicados ao Oscar será divulgada em 17 de dezembro. Já a lista oficial de indicados sairá um mês depois, em 17 de janeiro. A data para a cerimônia do Oscar 2025 está marcada para 2 de março.

 
 
 

Comments


bottom of page